
Camomila
Nome científico: Matricaria chamomilla L.
Sinonímias: Matricaria recutita L., Chamomilla recutita (L.) Rauschert., Chamomilla vulgaris Gray, Chrysanthemum chamomilla (L.) Bernh., Chamomilla chamomilla (L.) Rydb, Anthemis vulgaris L. ex Steud., Chamomilla officinalis K.Koch.
Nomes populares: Matricária, camomila vulgar, camomila-alemã, camomila comum e maçanilha.
Família: Asteraceae.
Origem: Norte da África, Ásia e Europa.
Aspectos botânicos: É uma planta herbácea, comumente chamada de erva, tem de20 a 50 cm de altura, com vários ramos. As folhas são estreitas, alternadas, divididas em vários pedaços, e a cabeça da inflorescência consiste em pequenas flores brancas em forma de língua e pequenas flores tubulares amarelas. O fruto é muito pequeno e do tipo aquênio, que são aqueles frutos secos e com uma única semente, muito pequeno.
Parte utilizada: As flores geralmente são mais utilizadas que outras partes da planta (ex., folhas).
Usos populares: Dores, infecções, problemas gastrointestinais e hepáticos, resfriado comum, problemas respiratórios e neuropsiquiátricos, doenças de pele, oculares e bucais.
Composição química: As flores apresentam principalmente compostos fenólicos, como flavonoides (apigenina, quercetina, rutina e luteolina), ácido clorogênico e ácido cafeico. No entanto, outros componentes também já foram relatados como cumarinas (umbeliferona e herniarina) e terpenoides. Em adição, o óleo essencial é rico em alfa-bisabolol, chamazuleno, nerolidol, proazulenos, alfa-bisabolóxidos A, B e C.
Atividades biológicas: É um estimulante sobre o complexo receptor GABAA-benzodiazepínico, o qual é responsável por mediar os efeitos do ácido gama-aminobutírico (GABA), efeito atribuído principalmente aos flavonoides presentes sendo considerado um ansiolítico, um tranquilizante. A camomila também tem atividade antimicrobiana, antioxidante, antidiabética, antipirética, anti-hipertensiva, antialérgica, anti-inflamatória, anticâncer, antiparasitária, mas também um potencial inseticida, analgésico e efeito gastroprotetor.
Forma de usar:
Chá (uso externo): ~6-9g de flores em 100 mL, 3 vezes ao dia;
Chá (uso interno): 3g de flores secas em 150 mL, 3-4 vezes entre as refeições.
Contraindicações: Gestantes, devido à atividade relaxante da musculatura lisa e o aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica causada pela camomila. Também é contraindicado às pessoas com alergias ou hipersensibilidade às espécies da família Asteraceae.
Interações medicamentosas: Medicamentos que diminuem a atividade do cérebro, como o álcool, soníferos e tranquilizantes quando associados com a camomila podem ocasionar o prolongamento e intensificação dos efeitos depressores. Anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) quando utilizados juntamente com a M. chamomilla podem aumentar o risco de sangramento.
Toxicidade: Em casos em que ocorram superdosagens, poderão acontecer náuseas, excitação nervosa e insônia.
Texto: Allana Martins dos Santos Ataíde
Revisão: Consuelo Yumiko Yoshioka e Silva/ Paulo Wender Portal Gomes
Imagem: Canva.com
Fontes consultadas:
CAMOMILA. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS, 2020. Disponível em: https://hortodidatico.ufsc.br/camomila/. Acesso em: 02 jan. 2023.
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de Orientação ao Farmacêutico: Plantas Medicinais. vol. 1. São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, 2022.
JARDIM, P. M. S. (org.) Guia rápido para a utilização de algumas espécies vegetais. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
.png)





