Do Pará para o mundo: O famoso efeito dormente do Jambu
- acaicomciencia
- 7 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

Existem, pelo menos, 430 pedidos de patentes a respeito das propriedades do jambu, especialmente para o espilantol. Elas são, principalmente, do Japão e dos Estados Unidos da América. Esse grande boom se deu em grande parte pela propriedade analgésica do espilantol que é o responsável, inclusive, pela sensação de dormência (tremedeira) durante o consumo na alimentação. A cachaça de jambu é um bebida que vem ganhando grande projeção nacional por sua característica intrínseca que é a produção da sensação de tremedeira ao ser ingerida, característica dada pelo espilantol. Estimasse que, a cachaça produzida pela marca “Meu Garoto”, a mais famosa entre os consumidores, fature 2,5 milhões de reais anuais.
Texto: Gleison Gonçalves Ferreira/ Houéfa Egidia Fallon Adido
Imagem: José Diogo Evangelista Reis
Fontes para consulta:
BRASIL DE FATO. Planta amazônica jambu tem 433 patentes espalhadas pelo mundo. 2018. Disponível em: <<https://www.brasildefato.com.br/2018/06/20/a-planta-amazonica-jambu-tem-433-patentes-espalhadas-pelo-mundo>>. Acesso em: 23 fev. 2023.
O LIBERAL. 'Meu Garoto': Dono da marca paraense de cachaça de jambu é destaque em revista nacional. 2023. Disponível em: <<https://www.oliberal.com/economia/meu-garoto-dono-da-marca-paraense-e-destaque-em-revista-nacional-1.635824>>. Acesso em: 23 fev. 2023.
.png)









Comentários