Camomila: O presente sagrado do deus Rá
- acaicomciencia
- 10 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2023

Os egípcios cultuavam a camomila, essa planta que foi amplamente cultivada ao longo do Rio Nilo. A população acreditava que a camomila possuía um poder de cura, já que ela tem várias propriedades terapêuticas. Além disso, muitos acreditavam que o deus do Sol, o deus Rá, presenteou a sociedade com essa erva, então ela era usada bastante em rituais, como forma de agradecimento.
A rainha Cleópatra, conhecida pela sua vaidade e suas variedades nos visuais, quando apostava em utilizar um tom de cabelo mais dourado, recorria em usar a camomila como uma tintura, uma vez que essa planta possui como uma das suas propriedades clarear as madeixas e deixá-las com um loiro mais realçado.
Texto: Allana Martins dos Santos Ataíde
Imagem: José Diogo Evangelista Reis
Fonte para consulta:
ALMEIDA, M. R.; MARTINEZ, S. T.; PINTO, A. C. Química de Produtos Naturais: Plantas que testemunham histórias. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 3, p. 1117-1153, 2017.
UBESSI, Cassiane et al. Produção de biomassa, óleo essencial e genotoxicidade de camomila (Chamomilla recutita) cultivada com soluções homeopáticas de phosphorus. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria.
.png)









Comentários